sábado, 28 de julho de 2012

.:CBMT: Nutrição com a Mestre Dra. Alessandra Nunes

CBMT: Nutrição com a Mestre Dra. Alessandra Nunes

Repositores Hidroeletrolíticos no Esporte 

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Esporte os repositores hidroeletrolíticos são produtos formulados a partir da concentração variada de eletrólitos, associada às concentrações variadas de carboidratos podendo conter opcionalmente vitaminas, potássio, sódio e ou minerais, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrente da prática de atividade física.
Durante a atividade física, quantidades consideradas de líquidos e eletrólitos são perdidos pelo suor, sendo também grande o gasto energético. A depleção de combustível resulta em fadiga muscular, enquanto as perturbações no equilíbrio hídrico e de eletrólitos podem levar a complicações mais sérias. 
 
O modo mais conveniente e eficiente de reposição ocorre através das bebidas esportivas. O consumo dessas bebidas, que são denominadas repositores hidroeletrolíticos ou isotônicos, tem experimentado um crescimento expressivo nos últimos anos. Classificados como alimentos para praticantes de atividades físicas, esta categoria de bebidas é especialmente formulada para suprir as necessidades relacionadas aos exercícios físicos; ou seja, para facilitar a reidratação após ou durante a prática de exercícios intensos. 
 
Sua característica principal é a elevada densidade calórica na forma de carboidratos, que proporcionam energia extra para a realização do exercício quando os carboidratos endógenos estão depletados. 
 
Isso ocorre em atividades intensas e de longa duração (mais de 90 minutos) e/ou para indivíduos que perdem mais de 3% do seu peso corporal durante a atividade. 
 
A estratégia mais utilizada para a reidratação e fornecimento de energia durante o exercício físico prolongado é oferecer água, eletrólitos e de 4 – 8% de carboidratos, evitando assim desconfortos abdominais durante o treino. A presença de eletrólitos é de extrema importância na performance do esportista. O sódio, por exemplo, contribui na absorção de água de forma passiva e se, perdido durante o treino predispõe o atleta a cãibras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário